segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Debate Informativo da Ecclesia- Um ano depois que mudanças, politicas tivemos

Um ano depois das eleições legislativas, que balanço político se pode fazer?", este foi o tema do debate informativo, deste sábado, na Emissora Católica de Angola.



A cinco de Setembro de 2008, os angolanos foram às urnas votar nas eleições legislativas. Os resultados foram divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral, consagrando o MPLA como o grande vencedor, ao conquistar cerca de 82 por cento dos votos;

O jurista e activista político, David Mendes, diz que o balanço político, económico e social do país, depois de um ano das eleições legislativas é "desastroso". Afirma, também, que os angolanos continuam sem emprego e sem condições sociais. Em Angola, não há liberdade de expressão e de manifestação.

E o representante do MPLA ao debate, Manuel Piedade, diz que o seu partido continua a trabalhar para satisfazer as aspirações do povo angolano.


Acompanhe o Debate Informativo do Balanço Político

Manuel Piedade revela que, durante um ano depois das eleições legislativas, Angola teve um grande desenvolvimento económico.

E o representante da UNITA, Jaka Jamba, afirma que não houve avanço no que diz respeito à liberdade de imprensa, em Angola, depois de um ano das eleições legislativas.

EDITORIAL: "Faz hoje um ano desde que os angolanos votaram, pela segunda vez, desde que se instaurou o regime multipartidário no país, em 1992. No dia 5 de Setembro de 2008, os angolanos votaram para um novo parlamento nas eleições marcadas pelo atraso da abertura de algumas mesas de voto e uma certa desorganização, em Luanda.

A votação, que estava marcada apenas para o dia 5, teve de ser alargada também para o dia 6 de
Setembro, nalgumas localidades. A oposição reclamou destas situações e descreveu o momento como tendo sido marcado por irregularidades, principalmente pelo “dia seguinte” que segundo argumentou, não estava previsto na lei.

Os dias que antecederam ao voto, trazem-nos a memoria os atrasos na cedência do dinheiro para campanha aos partidos da oposição, o escândalo financeiro do secretário-geral e, n’altura director de campanha do PAJOCA, David Mendes que foi apanhado com 90 mil dólares pela policia fiscal no aeroporto 4 de Fevereiro.

As palavras do Presidente da Republica, José Eduardo do Santos a esclarecer que não é arbitro, que afinal, também estava a jogar.

Saltam-nos também a memoria a saída de Jorge Valentim da Unita para o MPLA e outros momentos que no fundo não fizeram do momento de campanha igual ou melhor que os de 1992.

Muitos sentiram saudades de Mfulupinga Landu Victor e Jonas Savimbi.Ambos dois politicos Angolanos de referencia no País na qual fizeram e deixaram a sua marca no Mundo politico,Dr :Jonas Malheiro Savimbi, fundador da Unita, morto na frente de combate no dia 22 de Fevereiro de  2002, o Dr: Mfulupinga Landu Vitor, támbem docente Universitário, morto por preceguição politica

De lá para cá, ficam por realizar a grande promessa de um milhão de casas para os angolanos, mais emprego saúde e educação para todos, pelo MPLA que sai vencedor com uma maioria de 81,73% dos votos.

De lá para cá, afinal, o que é que mudou na vida dos angolanos?"
Praticamente nada é visivel e somente as coisas foram ficando cada vez mais pior para o Cidadão Angolano húmilde na qual o desemprego, o acesso a escola, a saude ficaram cada ves mais complicada

Fonte: Rádio Ecclesia, Emissora Católica de Angola
Emissão online: http://www.radioecclesia.org/
 Postado por: Simão Pascoal Hossi

Sem comentários: