quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Organizações da Sociedade Cívil Angolana envia relactório a ONU

Segue notícia sobre nossa atuação de ONGs angolanas no UPR, ligada ao curso que Conectas participou em Luanda!
Beijos
Camila


---------- Forwarded message ----------
From: Jose Patrocinio
Date: 2009/9/16
Subject: Organizações da Sociedade Civil Angolana enviam relatório a ONU
To:

Organizações da Sociedade Civil Angolana enviaram um relatório sobre a Situação dos Direitos Humanos ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos¹.

Dez organizações e associações não governamentais de Angola enviaram, dia 1 de Setembro, um relatório paralelo sobre a situação dos direitos humanos em Angola ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. O relatório foi enviado no âmbito do Mecanismo de Revisão Períodica Universal (UPR), da ONU, e servirá como informação complementar à avaliação do Estado angolano, sobre a implementação dos Direitos Humanos, que irá decorrer em Fevereiro de 2010.

O envio do referido relatório é o resultado da formação promovida pela Fundação Open Society-Angola que, em parceria com a Conectas Direitos Humanos, organização brasileira, promoveu, de 6 a 10 de Julho do corrente ano, auma formação sobre “Elaboração de Relatórios para os Mecanismos Internacionais de Direitos Humanos: Comité de Tratados e Revisão Periódica Universal”. O curso foi realizado na província de Luanda e contou com a participação de cerca de 30 representantes de ONGs angolanas tanto da capital quanto das províncias. Foram ministradas matérias sobre os Comités de Monitoria do Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos (PIDCP), do Pacto Internacional dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais (PIDESC) e sobre o novo Mecanismo de Revisão Periódica Universal do Conselho de Direitos Humanos da ONU (UPR).

O Estado angolano apresentou no ano de 2008, o seu primeiro relatório sobre a implementação do Pacto Internacional dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais. Acredita-se que a UPR, sistema recentemente introduzido pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU, permita melhorias na monitoria da situação dos direitos humanos no mundo. Por ser novo, é extremamente importante que a sociedade civil ocupe espaço nas diferentes fases da revisão e zele para que a RPU seja efectiva e participativa. Angola passará pelo escrutínio deste mecanismo no início de 2010, mas o processo preparátório já se iniciou no segundo semestre de 2009.




Por favor divulgar na sua lista de conctatos


__________

¹Informações:

Associação Construíndo Comunidades – ACC - acchuila@gmail.com

Centro Cultural Mosaiko - mosaiko@mosaiko.op.org

Associação Omunga - omunga.coordenador@gmail.com

Kitomavo Comunidades – kitomacomunid@yahoo.fr

Conselho de Coordenação dos Direitos Humanos – CCDH - conselhodh@yahoo.com.br

Organização de Ajuda ao Desenvolvimento Comunitário – OADEC - oadorg2004@yahoo.com.br

Visão Angolana Para Protecção e Assistência Popular – VAPA - vapa05@hotmail.com

Centro Nacional de Aconselhamento – NCC - nccangolaong@yahoo.com.br

ADSA-Acção para o Desenvolvimento da Saúde de Angola

Sem comentários: